Projeto Armazém
O Projeto Armazém apresenta, através de exposições, seminários, oficinas e feiras de arte, obras que sejam múltiplos como: publicações de artista, livros de artista, cadernos de artista, cadernos de desenho, diários de artista, diários de bordo, postais, panfletos, cartazes, gravuras, fanzines, lambe-lambes, stickers, cartões, carimbos, objetos, etc; ou seja, trabalhos que tenham tiragens (de pequenas e grandes edições).
O título do projeto é inspirado em sua primeira edição que aconteceu no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC). O Museu foi a casa natal de Victor Meirelles e se tornou um bar e armazém durante parte da primeira metade do século 20. Além das relações com o espaço físico do local da primeira edição em 2011, o Projeto Armazém faz referência direta ao grupo Fluxus e ao texto de Arthur C. Danto, O Mundo como Armazém: Fluxus e Filosofia, no livro “O que é Fluxus? O que não é! O porquê”, publicado pelo Centro Cultural do Banco do Brasil/The Gilbert an Lila Silverman Collection Foundation, no ano de 2002.
A imagem utilizada para compor os cartazes de todas as edições e que abre este site é uma fotografia de acervo familiar da idealizadora do projeto, Juliana Crispe. Um retrato do seu bisavô, Osvaldo Manoel Valgas, conhecido como seu Vadico, que entre as décadas de 1930 e 1990 foi sócio/funcionário de um armazém, no bairro Prainha, próximo ao centro da cidade de Florianópolis (SC), fato que também inspirou o projeto.
Desde 2011 o Projeto Armazém já recebeu a participação de artistas com produção no Brasil e no exterior, e foi ao longo dos anos formando um acervo de obras significativas.
Foto Background: Juliana Crispe